A rádio Nova Nacional é a primeira web rádio da cidade do Porto, considerada a pioneira nesse estilo.
Tudo começou por um projeto de pai e filho no início da década. Por o diretor da rádio ser ex-operador de áudio da Rádio Mauá Solimões e amar música, bem como o seu filho que é técnico de gravação e operador de áudio, decidiram montar uma web rádio profissional. Sem nenhum tipo de apoio, fundaram em 2006 a rádio Nova Nacional na Rua do Aleixo, nº64/17, Porto, Portugal, atualmente o novo estúdio está em fase de construção. Já chegamos a alcançar o pico de audiência de 200 ouvintes simultâneos, marca surpreendente para a época.

Fatos Relevantes

A rádio Nova Nacional tem como papel principal, atualmente, prestar serviço aos portuenses através da informação no jornalismo e do entretenimento musical. Desde o nosso início sempre estivemos presentes nos principais fatos do mundo.

Público-alvo

A rádio Nova Nacional é uma emissora que é segmentada geograficamente voltada para os públicos de Portugal. Através da nossa programação conseguimos atingir vários públicos da nossa cidade.

Nos nossos horário de jornalismo que acontece de segunda a sexta-feira, das 7h00min as 7h30min, 12h:00min as 12h:30min, 19h:00min as 19h:30min, o público-alvo são pessoas adultas, dos 18 anos aos 40 anos.

Na parte de programação musical que começa as 7h30min e vai até as 19h00min, com inúmeros programas, tem como público principal pessoas adultas, dos 18 anos aos 40 anos.

A história da web rádio
A web rádio é um serviço de transmissão de áudio pela internet que usa a tecnologia streaming, capaz de transmitir em tempo real, não mais usando a sintonização em uma frequência pelo Dial de um aparelho receptor.
A primeira rádio na internet foi lançada em 1993 pelo americano Carl Malamud, a “Internet Talk Radio”. Porém, a primeira emissora comercial a transmitir de forma contínua e ao vivo foi a rádio Klif, do Texas – Estados Unidos, a partir de 1995. No Brasil a primeira rádio a existir apenas na internet começou em cinco de outubro de 1998, a rádio Totem.
Faz muito sucesso nos Estados Unidos e ascende no resto do mundo, no Brasil ainda não se encontra muito popular, trata-se de uma recente incorporação ao país. É necessário se adaptar ao novo suporte(a internet) que oferece várias possibilidades, além da melhor qualidade de som; recursos que ampliam os formatos da programação; interatividade, com podcasting, enquetes e interação com as redes sociais; dinamismo; abarca novos gêneros; agrega elementos textuais e imagéticos, como a publicação de imagens, hipertextos, arquivos, vídeos e desenhos.
A webradio vive um processo de descoberta contínuo, pois, ainda não se conhecem todas as suas possibilidades;
O alcance da analógica é nacional já a rádio online atinge o mundo criando uma convergência cultural, além da multimídia.

Anunciantes